1º Fórum de Autismo mobiliza profissionais da saúde no Sudoeste
Profissionais da saúde de diversas áreas se reuniram para o 1º Fórum de Autismo do Sudoeste do Paraná, realizando palestras e debates científicos que foram apresentados a um público de cerca de 500 pessoas, no auditório do Cesul, em Francisco Beltrão. Entre os ouvintes, acadêmicos de curso superior e profissionais da saúde, educação e assistência social em busca de capacitação para lidar com a pessoa com Transtorno do Espectro Autista - TEA.

O fórum recebeu o apoio da Associação Médica do Paraná - AMP de Francisco Beltrão, à ocasião representada pelo seu presidente, médico Gustavo Vicenzi, e os médicos palestrantes Diogo Kussakawa e Eduardo Menezes, especialistas em Ortopedia e Traumatologia e em Oftalmologia, respectivamente.
Para Vicenzi, a participação da AMP em eventos sociais é fundamental para ampliar o envolvimento da entidade em movimentos de interesse da população. “A exemplo do que ocorre com o Sinam, que possibilita o acesso de pessoas que não têm condições de pagar um plano de saúde e não querem depender do SUS, a Associação Médica vem discutindo com os seus associados a participação em campanhas sociais que provocam reflexão e contribuem para o combate à desigualdade, como é o caso deste evento científico que abordou a questão do autismo”, disse o presidente.

Ao todo, o fórum realizado no dia 20 de julho mobilizou nove profissionais da saúde que estudam e pesquisam o autismo dentro das suas áreas de atuação. O fórum foi organizado pela Associação de Proteção à Pessoa com Transtorno de Espectro Autista e o Centro Municipal de Apoio Educacional Multidisciplinar (CMAEM) e patrocinado por empresas locais.

Palestraram no 1º Fórum do Autismo do Sudoeste do Paraná Angela Regina Urio Liston (psicóloga), Patricia Blange (psicopedagoga), Juliana Pinheiro (neuropsicopedagoga), Francielli Baldissera (nutricionista), Josicler Massoni (fisioterapeuta), Diogo Kussukawa (ortopedista e traumatologista), Willian Furlan (cirurgião dentista), Isabelle Monteiro (advogada) e Eduardo Menezes (oftalmologista).
Aproveite e
veja também