5 de fevereiro: Dia do Mastologista e do Dermatologista

O Dia do Mastologista é celebrado em 5 de fevereiro. A este especialista, que estuda, previne, diagnostica, trata e reabilita todas as doenças da mama, a homenagem da Associação Médica do Paraná, que também chama a atenção da população para a importância da prevenção. Quaisquer alterações nas mamas ou respostas para dúvidas a este respeito, deve-se recorrer ao mastologista. A Sociedade Brasileira de Mastologia é a entidade que representa a especialidade no Brasil.

5 de fevereiro também é o Dia do Dermatologista. A AMP homenageia igualmente os profissionais desta especialidade, que trata as doenças que acometem a pele, a mucosa, as unhas e os cabelos.  Além de ocupar-se da saúde, ainda é habilitado a cuidar da parte estética da pele.

A Dermatologia no Brasil teve início como especialidade entre o final do século XIX e o começo do XX. No dia 4 de fevereiro de 1912, um grupo de 18 médicos idealistas fundou a Sociedade Brasileira de Dermatologia. A sessão inaugural ocorreu no Pavilhão Miguel Couto, da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, tendo seu estatuto registrado no dia seguinte, 5 de fevereiro, data em que se comemora, desde 2000, o Dia do Dermatologista.
 
 

Aproveite e
veja também