Abertas inscrições para o Concurso Literário Médicos do Paraná 2019
As inscrições para o Concurso Literário Médicos do Paraná 2019 já estão abertas. Médicos regularmente inscritos no Conselho Regional de Medicina do Paraná e acadêmicos de medicina das faculdades do estado poderão enviar seus trabalhos até o dia 15 de agosto, nas modalidades de Poema e Prosa (conto e crônica). Esta é a quarta edição do certame, promovido conjuntamente pela Associação Médica do Paraná, CRM-PR e Academia Paranaense de Medicina, com grande sucesso.

Foram 115 participantes no primeiro ano, em 2016, e 124 no segundo, em 2017. No terceiro, em 2018, esse número saltou para 135. Em função do aumento crescente, cada concorrente poderá inscrever apenas um trabalho, com até duas laudas. Ao final, como ocorre desde a primeira edição, as obras serão reunidas em um livro.

Coordenador do concurso, o Dr. Sérgio Augusto de Munhoz Pitaki, que é diretor Científico e Cultural da AMP, conta que a iniciativa surgiu da necessidade que via de se criar um elo cultural entre as três entidades médicas, das quais participou em diversas gestões. “Tive a satisfação de integrar por vários anos a diretoria da AMP, atuar no Conselho de Medicina, como conselheiro, e também na Academia Paranaense de Medicina, onde sou membro titular. E sempre pensei que deveria existir essa ligação. Apresentei aos presidentes, que acataram a sugestão”, afirma, acrescentando que foi gratificante observar a grande receptividade por parte dos médicos, tanto da capital como do interior.

Para os autores, o Concurso Literário representa a oportunidade de terem seus trabalhos em uma publicação com alcance estadual. Além do livro físico, entregue aos participantes e integrantes das entidades promotoras, assim como para escolas médicas, centros acadêmicos e outros locais de fomento da cultura e arte, também é disponibilizado o arquivo digital na internet, por meio do portal do CRM.

O Paraná é pioneiro no certame. Neste ano, informa Sérgio Pitaki, que também preside a regional paranaense da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames-PR), ocorreu pela primeira vez na Bahia, nos moldes do que aqui é realizado. Os membros da entidade em Curitiba e outras cidades do estado apoiaram a ideia do concurso desde o início e participaram das edições anteriores.

“Muita gente escreve e guarda na gaveta. O concurso é uma iniciativa cultural, acessível a todos os médicos, que possibilita a exposição desse dom. Por isso, esperamos que dure muito tempo”, diz. Ele lembra, ainda, que desde o primeiro ano foi aberta a participação aos acadêmicos de medicina para que conheçam a Associação Médica e o trabalho realizado pela entidade. “Queremos que entendam a importância da AMP e, ao se formarem, passem a integrar o quadro associativo”, destaca.

Aos autores, o coordenador também faz convite para que participem da Sobrames, que tem cerca de 500 associados no Brasil e realiza uma jornada anualmente e, a cada dois anos, um congresso nacional.

Como fazer a inscrição

Para se inscrever, o interessado deverá enviar para o e-mail concursoliterário@amp.org.br as seguintes informações: nome completo, especialidade, CRM, endereço e telefone.

As inscrições serão validadas com o envio dos trabalhos para o e-mail concursoliterario2019@amp.org.br. O prazo máximo de envio é 15 de agosto.

Premiação

Neste ano, representantes do Centro de Letras do Paraná também integrarão a Comissão Julgadora. Serão premiados os três primeiros colocados nas duas modalidades do concurso (Poema e Prosa).  A divulgação e os troféus especialmente confeccionados  para os vencedores serão entregues na solenidade comemorativa do Dia do Médico, em outubro, na sede da AMP.

 
Confira o regulamento

CONCURSO LITERÁRIO 2019
 
ASSOCIAÇÃO MÉDICA DO PARANÁ
CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ
ACADEMIA PARANAENSE DE MEDICINA
 
REGULAMENTO

1- Poderão concorrer os médicos registrados no CRM-PR e acadêmicos de medicina das faculdades do Estado do Paraná;

2 - O Concurso compreenderá as modalidades de POEMA e PROSA (CONTO E CRÔNICA);

3 - Cada concorrente poderá inscrever apenas UM trabalho;

4 - Não será necessário ineditismo, porém obrigatoriedade de autoria. Serão recusados trabalhos com qualquer tipo de plágio, que serão eliminados, em caráter irrevogável;

5 - Os trabalhos deverão constar de, no máximo, 02 laudas, digitados em espaço dois, Times New Roman tamanho 12. Devem conter o nome do autor, título e a modalidade;

6 - Os trabalhos devem ser enviados por e-mail, o mais breve possível, até a data limite de 15 DE AGOSTO DE 2019, para o endereço eletrônico, concursoliterario2019@amp.org.br;

7- Não haverá taxa de inscrição;

8 - Quaisquer dúvidas serão dirimidas pela Comissão Literária composta pelo Organizador, Dr. Sérgio A. M. Pitaki, e convidados de cada entidade médica. Caberá à Comissão a desqualificação dos trabalhos quando houver ofensa à moral e aos bons costumes, através de linguagem inadequada, que comprometa a imagem das entidades médicas. 

9 - Haverá premiação para os três primeiros lugares na modalidade Poesia e Prosa;

10 - Cada autor terá direito a 4 volumes dos anais do Concurso Literário 2019;

11 – As inscrições devem ser feitas no seguinte endereço: concursoliterário@amp.org.br
Aproveite e
veja também