Concurso Literário premia vencedores da edição 2017
O Jantar do Dia do Médico na Associação Médica do Paraná também marcou a premiação dos vencedores da 2ª edição do Concurso Literário para Médicos Paranaenses. Com mais de 200 trabalhos inscritos (todos publicados em um livro, distribuído na solenidade) o concurso premiou os três melhores trabalhos, na avaliação da comissão julgadora, nas categorias prosa e poesia.
Na modalidade poesia, o primeiro lugar ficou com Ligia Calina Renucio, com o poema “Invenção”. “M de Mulher”, de Laura Lúcia Martins Teixeira ficou com a segunda colocação e Valéria Cristina Scavasine, com “Soneto Científico”, foi a terceira.
Na categoria prosa, houve um empate no primeiro lugar: Gilmar Mereb Cheire Calixto, autor de “Peteleco, o palhaço sem máscara”, e Carlos Homro Giacomini, com “Mundo Líquido”, dividiram a primeira posição. O segundo lugar foi para Reginaldo Werneck Lope, autor de “O pecado é antigo”, e “Por partes”, de João Bosco Strozzi, foi o terceiro colocado.
 
“Não merecia, tem muito texto bom neste livro, é uma emoção muito grande receber um prêmio como esse no meio de tantos amigos. O concurso é uma excelente iniciativa da Associação e das demais entidades para incentivar o médico a uma atividade artística. O médico que escreve, ou que se manifesta de qualquer outra forma é, certamente, um profissional mais humano”, comentou dr. Calixto, após receber o prêmio. “Peteleco é baseado em uma história real, de quando atendi, junto com meus residentes na Santa Casa, um ex-palhaço de circo que sofrera um AVC, que me falou: ‘agora sou um palhaço sem graça e um trapezista que não consegue mais ficar em pé’, o que me levou a várias reflexões sobre os sentido das nossas vidas”, contou.
 
Para o coordenador do concurso, Sérgio Pitaki, a quantidade de trabalhos apresentada e a qualidade dos textos encontrada no livro não deixa dúvidas que o concurso consolidou-se como um dos grandes eventos culturais da classe médica no ano. “E isso nos motiva a ampliá-lo, abrir espaço para outras formas de expressão, dar espaço para o médico expor seus talentos e seus sentimentos”, disse.
 
O livro com a publicação de todos os textos inscritos está á disposição dos participantes do concurso na sede da AMP. E no link a seguir https://goo.gl/TuCMt3
Aproveite e
veja também