Exposição alerta para a importância da prevenção do câncer do intestino
A Associação Paranaense de Coloproctologia está promovendo a exposição “Intestino Gigante - Câncer do intestino: conhecer para prevenir”. Trata-se de um evento aberto a todos os públicos: crianças, adultos e pessoas da melhor idade, que farão uma expedição divertida e interessante pelo túnel que representa o intestino e suas doenças principais. Profissionais habilitados estarão no local para prestar informações precisas e corretas a respeito das dúvidas inerentes à doença e os fatores predisponentes. A abertura será nesta quinta-feira (29), a partir das 13h, na quadra de esportes da Rua da Cidadania Pinheirinho. A exposição prossegue até as 17h. Na sexta-feira (30), funcionará das 9h às 17h e, no sábado (1º), das 9h às 13h.

A iniciativa tem a colaboração da Associação Brasileira de Prevenção de Câncer do Intestino (Abrapeci), Estadual Paraná da Sociedade Paranaense de Endoscopia Digestiva e Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, com a apoio institucional da Associação Médica do Paraná (AMP), prefeitura de Curitiba, Hospital de Clínicas, Hospital Cajuru, Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e Grupo de Estudos em Doença Inflamatória Intestinal (GEDIIB).

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de intestino atinge mais de 30 mil pessoas a cada ano no Brasil, com mortalidade aproximada de 50%.  É que o diagnóstico, com muita frequência, é feito em fases adiantadas da doença. A maioria dos tumores começa com um pólipo, benigno, que se transforma lentamente em câncer. Portanto, é possível a prevenção e o diagnóstico precoce nas pessoas em risco, evitando-se grandes cirurgias e outros tratamentos, como quimioterapia e radioterapia, além de maior chance de cura.

A médica Maria Cristina Sartor, organizadora da exposição, diz que haverá um grande mutirão de profissionais informando a população sobre aspectos característicos da doença e medidas que podem ser tomadas para dificultá-la, quem são as pessoas com maior risco e como reconhecer os sinais de alerta. Ela salienta que sempre vale a pena prevenir. “Não devemos ter medo de prevenção. Devemos, sim, temer o câncer. Saiba quais são os sinais para procurar auxílio médico. Traga seus familiares e amigos”, convida.
 
Serviço

Exposição Intestino Gigante – Câncer do Intestino – Conhecer para prevenir
Data: 29/11 a 1º/12
Hora: 29/11 (13h às 17h), 30/11 (9h às 17h), 1º/12 (9h às 13h)
Local: Rua da Cidadania Pinheirinho (Quadra de esportes) - Av. Winston Churchill, 2033
 
 
 
Aproveite e
veja também