Tudo que acontece na AMP
é destaque no nosso canal de novidades

03/09/2020

Inscrições para o Exame AMP 2020 já estão abertas

Considerado o mais tradicional concurso de residência médica do estado, o Exame AMP será realizado no dia 2 de novembro e as inscrições já estão abertas, exclusivamente pela internet. Neste ano, o 19º consecutivo do certame, estão sendo ofertadas vagas em 29 instituições hospitalares, cinco a mais do que em 2019. No total, são 443 vagas e podem se candidatar médicos que pretendem cursar o primeiro ano de residência em uma especialidade sem pré-requisito, os que buscam complementar sua formação em especialidade com pré-requisito e também médicos e acadêmicos de medicina somente para efeito de treinamento e avaliação de conhecimentos, sem direito às vagas dos programas dos hospitais.

Inicialmente, as diretorias da Associação Médica do Paraná e da Universidade Corporativa da AMP tinham definido que as provas ocorreriam em Curitiba, Londrina e Cascavel, mas, em função das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, elas serão aplicadas somente na capital.

Segundo o presidente da Ucamp, Dr. José Fernando Macedo, todas as normas e orientações do Ministério da Saúde serão observadas e respeitadas na realização das provas, que acontecerão na Universidade Positivo. Estão entre as medidas a utilização de apenas 30% da capacidade das salas, distância de 1,5 metro entre as cadeiras, medição de temperatura na entrada dos prédios, álcool em gel nos blocos e nas salas, distanciamento também no uso de sanitários, número de entradas e acessos em quantidade superior ao estabelecido em certames anteriores, para evitar aglomerações, assim como abertura dos portões com antecedência e horários de saída prolongados, com o mesmo objetivo de impedir proximidade entre os candidatos. O uso de máscara será obrigatório para todos.

“Essa prova é a abertura de mais uma porta na formação profissional. Estamos completando quase 20 anos de concurso e novamente aumentamos o número de Coremes, o que demonstra a responsabilidade com que promovemos todo o processo e o respeito que temos também com os candidatos, que vêm de todo o Brasil”, afirma. Ele informa que foram alugados três blocos da universidade, para garantir a segurança.

Provas

As provas serão em duas modalidades: geral ou específica, esta apenas para candidatos à residência médica em especialidade com pré-requisito. Para a primeira, a duração será de quatro horas mais 30 minutos para o preenchimento do cartão de respostas e, para a específica, três horas mais 30 minutos, ambas com início às 14h.

Serão duas fases, sendo esta primeira sob a responsabilidade da AMP/Ucamp, e a segunda a cargo de cada Coreme.

O resultado deve ser divulgado até o dia 25 de novembro.

Em 2019, foram mais de 1,7 mil candidatos de diversas cidades paranaenses e de todo o país. Eles concorreram a 422 vagas em 24 instituições hospitalares.

Apostilas
 
A apostila também pode ser adquirida. O conteúdo, que reúne as questões das provas das edições de 2017, 2018 e 2019, é uma importante ferramenta de complemento aos estudos.

Está disponível na tesouraria da sede da Associação Médica do Paraná, na Rua Cândido Xavier, 575, bairro Água Verde, com atendimento das 9h às 18h. O valor é R$ 40,00.

Para quem mora fora de Curitiba, o envio é feito por Sedex, ao custo total de R$ 70,00. Nesse caso, basta encomendar pelo telefone (41) 3024-1415, com Ana Carolina.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de outubro.

Basta acessar este link: http://www.amp.org.br/site/residencia-medica/inscri-c3-a7-c3-b5es-exame-amp-2020
 

Aproveite e
veja também