Tudo que acontece na AMP
é destaque no nosso canal de novidades

21/12/2021

Academia Paranaense de Medicina tem nova diretoria

A nova diretoria da Academia Paranaense de Medicina para o biênio 2022-2023 foi empossada no dia 11 de dezembro, em solenidade na Associação Médica do Paraná. O novo presidente é o Dr. Jurandir Marcondes Ribas Filho, que recebeu o cargo do Dr. Renato Araujo Bonardi.

Em seu discurso, ele agradeceu aos pares pelo apoio e disse que essa conquista ficará marcada em sua memória e alma. “Quero continuar servindo a essa tradicional instituição, que tenho orgulho de pertencer, com a mesma dedicação e mesmo denodo do início de minha atividade profissional. Continuo ávido por aprender, pois sou e serei eterno aprendiz, e a APM, com certeza, é inestimável e inesgotável fonte de conhecimento”, pontuou.

O novo presidente também destacou a importância da participação de todos. “Agora que iniciamos esta nova gestão, reforço aqui a necessidade extrema de receber o apoio de cada um dos nossos confrades e confreiras. Seja com sugestões, seja com críticas, seja com a participação efetiva nas atividades, ou seja, mesmo através de um simples telefonema. O sucesso de nossa academia se faz em cima de construção de ações bem definidas, de objetivos bem traçados, que levam ao sucesso de batalhas, que culminam na definição de lutas para a melhoria de nossas condições de trabalho e de uma boa assistência médica à nossa população”, ressaltou.

O plano diretor para a gestão, de acordo com o Dr. Jurandir, é baseado nas principais finalidades da APM. “Daremos continuidade e estimularemos atividades consagradas, como o Picadinho Cultural Dr. Wadir Rúpollo, os cursos de atualização na área médica, eventos e publicações sobre a memória da academia, homenagens, confraternizações e a entrega da medalha Ary de Christan a ex-presidentes, entre muitas outras iniciativas, assim como incentivaremos programas de visitas e excursões a cidades históricas”, informou.

Outros importantes pilares da APM também merecerão atenção, como manter o intercâmbio com entidades congêneres, trabalhar junto com a Associação Médica do Paraná e o Conselho Regional de Medicina, contribuir para a solução de problemas médicos e de interesse comunitário e cultivar o estudo das ciências médicas, da ética, da bioética e da história da medicina.

Na solenidade, uma homenagem também foi prestada aos fundadores da academia, bem como à memória dos que já partiram. Recentemente, a APM perdeu, dentre outros, os acadêmicos Sanito Wilhelm Rocha, Roberto Antonio Carneiro, Minao Okawa, Hélio Germiniani e Aristides de Athayde Neto, os dois últimos, inclusive, já tinham ocupado a presidência.

Estavam presentes, além dos acadêmicos, representantes de outras entidades médicas e autoridades, entre eles o secretário da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Ney Leprevost; o presidente da Universidade Corporativa da AMP, Dr. José Fernando Macedo, que representou o presidente da AMP, Dr. Nerlan Carvalho; o presidente da Academia de Medicina de São Paulo, Dr. José Luiz Gomes do Amaral; o vice-prefeito e secretário da Saúde de Rio Preto (SP), Dr. Eleuses Vieira de Paiva, também ex-presidente da Associação Médica Brasileira e membro da Academia de Medicina de São Paulo; o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Dr. Donizetti Dimer Giamberardino Filho; O presidente e o secretário-geral do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Drs. Roberto Issamu Yosida e Luiz Ernesto Pujol, e o presidente da Academia Paranaense de Odontologia, Dr. André Moreira Rodrigues.

A nova diretoria está assim composta:

Presidente: Acadêmico Dr. Jurandir Marcondes Ribas Filho
Vice-presidente: Acadêmico Dr. Sérgio Brenner
Secretário-geral: Acadêmico Dr. Antônio Carlos Corrêa Küster Filho
Secretário Adjunto: Acadêmico Dr. Valdir de Paula Furtado
Primeiro Tesoureiro: Acadêmico Dr. Claudio Leinig Pereira da Cunha
Segunda Tesoureira: Acadêmica Dra. Lorete Maria da Silva Kotze
Primeiro Diretor Científico: Acadêmico Dr. Caio Cesar Silva de Castro
Segundo Diretor Científico: Acadêmico Dr. Sérgio Bruno Bonatto Hatschbach,
Diretor Sociocultural: Acadêmico Dr. Gastão Pereira Cordeiro Filho
Diretor de Publicação: Acadêmico Dr. Nicolau Gregori Czeczko
Diretor de Patrimônio: Acadêmico Dr. Manoel Augusto Ribas Cavalcanti
Diretor de Expansão: Acadêmico Dr. José Fernando Macedo
Diretor de Relações Internacionais: Acadêmico Dr. Guilberto Minguetti
Diretor de Relações Institucionais: Acadêmico Dr. Rogério Andrade Mulinari
Diretor de Relações Nacionais: Acadêmico Dr. Roberto Gomes de Carvalho
Diretor de Memória: Acadêmico Dr. Ehrenfried Othmar Wittig
 
Conselho Fiscal - Titulares

Acadêmico Dr. Bruno Maurizio Grillo
Acadêmico Dr. Renato Araujo Bonardi
Acadêmico Dr. Avelino Ricardo Hass

Conselho Fiscal - Suplentes

Acadêmico Dr. Henrique de Lacerda Suplicy
Acadêmico Dr. João Batista Marchesini
Acadêmico Dr. Osvaldo Malafaia
 
 

Aproveite e
veja também