Tudo que acontece na AMP
é destaque no nosso canal de novidades

02/07/2021

AMP completa 88 anos de história e trabalho pelos médicos

Hoje, dia 2 de julho, a Associação Médica do Paraná completa 88 anos. Essa data, ao contrário dos muitos aniversários da entidade em anos anteriores, não foi marcada por eventos comemorativos. A pandemia impôs distanciamento social e muitas restrições. Por outro lado, evidenciou o trabalho árduo dos profissionais de saúde na batalha diária contra o novo coronavírus, que já dura mais de um ano.

A homenagem, portanto, é a todos os associados e à classe médica, a quem a AMP não vem medindo esforços para apoiar e orientar, assim como à sociedade, acompanhando a evolução do quadro no estado, participando de encontros das autoridades sanitárias, da elaboração de Notas Técnicas, doando equipamentos de proteção individual e divulgando vídeos, nos quais se posiciona, instrui e esclarece, com a colaboração de especialistas, sobre diversos temas relacionados ao atual momento, entre outras ações.

A AMP foi criada em 1933 por um grupo de médicos, a partir da fusão da Sociedade Paranaense de Medicina, Sociedade Médica dos Hospitais e Sindicato Médico. O objetivo daqueles profissionais era constituir uma entidade moderna, coesa e forte, características indispensáveis para enfrentar a conjuntura sociopolítica da época.

Hoje, após mais de oito décadas, a entidade vem mantendo seus princípios norteadores, ampliando a participação da classe médica nos debates nacionais relativos à profissão, defesa da medicina e da saúde da população, além de colaborar de forma relevante para a formação e aprimoramento dos médicos, cumprindo os propósitos delineados por seus fundadores. Está presente em todo o Paraná, com cerca de 20 regionais ativas, que prestam o apoio necessário aos associados das diversas regiões do estado.

Pelos canais de divulgação da AMP, entre eles o site, WhatsApp, Facebook e Instagram, podem ser acompanhadas todas as iniciativas em prol dos associados e da classe médica, como a luta pela não flexibilização do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras, o Revalida; a organização de uma Comissão Estadual de Honorários Médicos, para atuar nas questões referentes à remuneração médica; o investimento na modernização constante do Sinam, beneficiando usuários e médicos referenciados; a grande contribuição para o aperfeiçoamento dos médicos, por meio da Ucamp;  a melhoria da estrutura física da sede da entidade, a alta rentabilidade do AMP Prev, um produto exclusivo para atender os associados nas suas necessidades de segurança financeira, e novos convênios, entre muitas outras.

Para o presidente da AMP, Dr. Nerlan Carvalho, a AMP consolida-se, ano após ano, na defesa da classe médica e na sua conduta ética, sem deixar de evoluir, acompanhando as tendências de mercado em direção ao futuro. “É uma entidade dinâmica, que está sempre presente e, com isso, participa ativamente dos rumos da medicina em nosso estado e também no país”, conclui.

Aproveite e
veja também