Tudo que acontece na AMP
é destaque no nosso canal de novidades

20/06/2022

Segunda edição do Congresso Brasileiro de Raciocínio Clínico será online no mês de julho

O que é necessário para fazer diagnósticos de forma segura e eficiente na prática médica? E como ajudar os estudantes a desenvolverem essas habilidades? Estes são os temas centrais do II Congresso Brasileiro de Raciocínio Clínico, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2022, de forma 100% remota (totalmente online).

Após o sucesso do primeiro Congresso, que reuniu mais de 1.600 inscritos em julho de 2021, os organizadores decidiram manter o formato do evento nesta segunda edição, mesclando discussões de casos clínicos com palestras de especialistas renomados do Brasil e do exterior.

O presidente do congresso é Leandro Diehl, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e administrador do site Raciocínio Clínico, maior portal da América Latina sobre o processo diagnóstico. Segundo ele, a intenção do evento é demonstrar a importância de aprender e ensinar os fundamentos do raciocínio diagnóstico na formação dos profissionais da saúde. “Só podemos prover um cuidado de qualidade se formos preparados para isso. Infelizmente, a segurança do paciente e a segurança diagnóstica não são prioridades para nossa atual assistência à saúde – e os currículos das escolas médicas refletem isso, pois pouquíssimos cursos de Medicina abordam esse assunto de forma sistemática,” explica o Dr. Leandro. “Não é coincidência que os erros diagnósticos sejam responsáveis por 40 a 80 mil mortes ao ano, nos Estados Unidos. Nossos estudantes precisam desenvolver melhor seu raciocínio clínico. Só assim estarão aptos a tomar as melhores decisões e cuidar bem dos seus pacientes.”

Entre os palestrantes confirmados, estão o Dr. Victor Montori, da Mayo Clinic, um dos maiores pesquisadores do mundo na área do cuidado ao paciente; a equipe do NEJM Healer, uma nova ferramenta do New England Journal of Medicine para educação em raciocínio clínico, e a Dra. Silvia Mamede, médica brasileira radicada na Holanda e pesquisadora da Erasmus University, além de várias referências nacionais na área do raciocínio clínico. Também haverá discussões de casos clínicos para demonstrar etapas e ferramentas do raciocínio diagnóstico, com participação ao vivo dos congressistas. Os casos serão apresentados pelos editores do site Raciocínio Clínico (Dr. Leandro Diehl, Dr. Fabrizio Prado e Dr. Pedro Gordan) e pelos doutores Reza Manesh e Rabih Geha, do site Clinical Problem Solvers (clinicalproblemsolving.com).

O II Congresso Brasileiro de Raciocínio Clínico é voltado para estudantes, profissionais, professores e preceptores de Medicina e de outras áreas da saúde. Todos os participantes terão direito a certificado com carga horária de 20 horas. Além disso, todas as atividades serão gravadas e ficarão disponíveis para os inscritos por até um ano após o evento. As inscrições já estão abertas, com valor promocional até o dia 26 de junho.

O evento conta com o apoio de instituições como a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), a Academia Paranaense de Medicina, as Associações Médicas do Paraná (AMP) e de Londrina (AML), a Associação dos Estudantes de Medicina do Paraná (Aemed-PR), o programa Choosing Wisely Brasil, o Instituto Brasileiro de Medicina de Excelência (IBMEXPorto), o Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP), o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco), a Slow Medicine Brasil e a Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH). Além disso, tem como parceiros o Human Diagnosis Project (HumanDx), a InforMED e o VisualDx, entre outros.
 
Mais informações na página oficial do Congresso: https://raciocinioclinico.com.br/ii-cbrc/

Aproveite e
veja também