Nossa
história
diretoria
Vice-presidente: Alceu Ferreira
Secretário Geral: Otávio da Silveira
1º Secretário: Alô Guimarães
2º Secretário: Mario Gomes
1º tesoureiro: Aníbal Alves da Rocha Loures
2º tesoureiro: Loureiro Fernandes
Orador: Aramis Athayde
Comissão de polícia:
João Cândido Ferreira, Paula Soares, Mario Braga de Abreu
Comissão de medicina legal:
Victor Ferreira do Amaral. Erasto Gaertner, Francisco Franco
Comissão de assistência:
Manoel Pereira da Cunha, Simão Kossobudzki, Eduardo Virmond de Lima
Comissão de congraçamento médico:
Victor do Amaral filho, João Alfredo Blei Zorning, Raul Carneiro
Inicialmente as reuniões da AMP realizavam-se tanto nas dependências da santa Casa de Misericórdia de Curitiba como na Biblioteca Pública do Paraná.
Em 1950, a Universidade Federal do Paraná cedeu em comodato à AMP o 5º andar da Policlínica Garcez do Nascimento, localizada na Rua Ébano Pereira, nº 14, espaço hoje ocupado pela reserva técnica do Museu de Medicina da Associação Médica do Paraná.
Nas décadas seguintes a entidade adquiriu um conjunto comercial no Edifício Asa em 1966, na gestão Dr. Lauro Wolff Valente e uma casa na Rua Carlos de Carvalho em 1971, na gestão do Dr. Manoel Stenghel Cavalcanti. Estes imóveis não mais integram o patrimônio da entidade. O primeiro, foi vendido ainda no mesmo ano de sua compra. O segundo, em 1993, na 1ª gestão de Dr. José Fernando Macedo, foi permutado por cinco unidades do "Curitiba Golden Flat", às quais foram acrescentadas, através de compra, outras duas unidades. Estas, por sua vez, foram vendidas em 1995, na 2ª gestão de Dr. José Fernando Macedo, e os recursos angariados foram usados na compra de um imóvel anexo à sede social da AMP, local onde funciona na Casa de Apoio ao Médico e o Sistema Nacional de Atendimento Médico - Sinam.
Em março de 1981, na gestão de Dr. Nelson Emílio Marques, foram comprados três lotes destinados à construção da atual sede social da AMP, na Rua Cândido Xavier, 575, Água Verde, que seria inaugurada em 26 de agosto de 1983.
Em Borda do Campo, município de São José dos Pinhais, localiza-se a sede campestre da AMP, em uma área de 33 alqueires, adquirida em 1987, na gestão de Dr. Francisco de Paula Soares.
Nota: Com o tempo, ocorreu a inevitável divisão de tarefas, dando origem às demais entidades médicas: o Conselho Regional de Medicina do Paraná, em 1957; o Sindicato dos Médicos do Estado no Paraná, em 1974; e a Federação dos Hospitais do Paraná, em 1991.
FONTE: SIQUEIRA, Márcia Dalledone e col. Associação Médica do Paraná - 60 anos de História. Curitiba, Associação Médica do Paraná, 1993.