A Associação Médica do Paraná promoveu, nesta terça-feira (19), uma videoconferência com a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon, com o propósito de conhecer as boas práticas de atuação, estratégias, produtos e serviços da Acimacar. A iniciativa integra os objetivos do planejamento estratégico da AMP, que prevê ações de benchmarking, visando o atendimento dos associados em suas necessidades e expectativas, considerando os diferentes estágios de suas carreiras.  

Participaram os presidentes das duas entidades, José Fernando Macedo e Geovana Aparecida Krause; o vice-presidente da AMP, Dr. Luiz Antônio Munhoz da Cunha; o secretário-geral, Dr. Nerlan Carvalho; o tesoureiro, Dr. Gilberto Pascolat; Julio Cezar Agostini, conselheiro empresarial contratado para coordenar o processo do planejamento, além do gerente executivo da Acimacar, Marcelo Everling, e colaboradores de ambas as entidades.

Em sua apresentação, Geovana Krause informou que a Acimacar foi fundada em 7 de abril de 1968 e hoje em 2.113 associados, que pertencem aos ramos do comércio, prestação de serviços, MEI, indústria e também produtores rurais. Ela mostrou a estrutura da entidade e destacou que foi estabelecido um modelo sucessório que vem apresentando bons resultados e cujo objetivo foi garantir a continuidade das ações iniciadas durante as gestões, de forma integrada à cultura organizacional. A Acimacar também tem um conselho de ex-presidentes.

Marcelo Everling elencou as estratégias de atração e retenção de associados, entre elas a realização de campanhas promocionais em datas comemorativas, com sorteio. Essa iniciativa, segundo ele, traz um retorno de recursos equivalente a três vezes o valor investido, com grande participação dos empresários, totalizando cerca de 450 empresas participantes.

Outros exemplos mostrados foram a Expomar (Exposição da Indústria, Comércio, Agronegócio e Serviços), com 269 estandes e 170 empresas expositoras; um feirão de veículos, motos e náutica, que contabiliza, em média, 140 unidades comercializadas, realizado duas vezes ao ano; feira de ponta de estoque, e, em especial cursos e treinamentos, dos quais 80% são gratuitos. Segundo o gerente executivo, a capacitação não é para gerar caixa, mas para o desenvolvimento econômico do associado.

Ele citou, ainda, o Prêmio Marechal, destinado a empresas de destaque, e produtos e serviços, como convênios com planos de saúde, birô de crédito, certificado digital, locação de espaços na sede, e outras. “O mais importante é a cultura implementada na entidade. Antes, era o que nós acreditávamos, de cima para baixo. Hoje, ouvimos as demandas e as nossas ações têm foco e propósito muito claros, e o associado tem visto isso”, concluiu.

O presidente da AMP, Dr. José Fernando Macedo, falou da importância da troca de experiências entre entidades de diversos segmentos, pelo bem de seus associados. Agradeceu aos dirigentes da Acimacar pelas informações apresentadas e sugeriu que um protocolo de intenções poderá ser formalizado entre as associações.

Reuniões semelhantes serão agendadas pela AMP com outras entidades associativas.
 
 
 
 
 

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