Ir para o conteúdo principal
5 min de leitura

Com novo recorde de inscritos, AMP realiza a 25ª edição do Exame de Residência Médica

Redação AMP segunda-feira, 02 de novembro de 2026
Com novo recorde de inscritos, AMP realiza a 25ª edição do Exame de Residência Médica
A Associação Médica do Paraná realizou, neste domingo (1º), a 25ª edição do Exame AMP de residência médica. As provas, coordenadas pela Universidade Corporativa da entidade (Ucamp), foram aplicadas na Universidade Positivo, em Curitiba, com novo recorde de inscritos. Os gabaritos já estão disponíveis no seguinte link: https://ucamp.org.br/residencia-medica/539.

Neste ano, foram 4.552 candidatos, que disputam 578 vagas em 42 instituições hospitalares, um número que também vem crescendo anualmente. Participaram médicos que pretendem cursar o primeiro ano de residência médica em especialidade sem pré-requisito, médicos que pretendem complementar sua formação em especialidade com pré-requisito e também treineiros, ou seja, médicos e acadêmicos de medicina, somente para efeito de treinamento e avaliação de conhecimentos, sem direito a vagas nos programas dos hospitais participantes.

Foram ocupados cinco blocos do campus e adotadas todas as medidas necessárias para a realização do exame, com segurança e bom atendimento aos candidatos, entre elas o transporte das provas por carro-forte e ambulância com médicos a postos no local.

O presidente da AMP, Dr. José Fernando Macedo, destacou que o cuidado em todo o processo, desde a elaboração das provas até a divulgação do resultado, é prioridade, sempre buscando a excelência. Ele esteve em algumas salas de aula, assim como o 1º tesoureiro, Dr. Nerlan Carvalho, desejando boa sorte e passando algumas orientações sobre a profissão médica e o equilíbrio que os profissionais devem ter entre a ciência e a humanidade no atendimento ao paciente. Também acompanhou de perto a realização do exame o 2º tesoureiro, Dr. Gilberto Pascolat.

Os portões foram fechados às 13h30 e, em seguida, às 14h, iniciadas as provas. Foram duas modalidades: geral e específica, esta apenas para os que disputam a residência médica em especialidade com pré-requisito. A duração da prova geral foi de quatro horas mais 15 minutos, para preenchimento do cartão de respostas; e da específica, três horas e 15 minutos.

Avaliação dos candidatos

Mais uma vez, a boa organização do Exame AMP foi destacada pelos candidatos, assim como o grau de exigência das provas. Para Katllyn Carvalho, que veio de Cascavel (PR) em busca de uma vaga em Anestesiologia, a prova é difícil, mas considera favorável essa dificuldade, pois seleciona bem os candidatos. Ela também avaliou como impecável o concurso, declarando que achou tudo muito bem organizado. Luiza Verdana, do município de Pato Branco (PR) e concorrente para Clínica Médica, igualmente classifica a prova como difícil, com uma abordagem diferente.

A candidata Julia Bertotto, de Curitiba, que se inscreveu para Dermatologia, compartilha das opiniões em relação à prova, afirmando que é mais elaborada e difícil em comparação a outras.  Da mesma forma, Milena Ferreira dos Santos, de Foz do Iguaçu (PR), que pleiteia Pediatria e participou de outros certames no Brasil, pontuou o grau de dificuldade do Exame AMP no contexto nacional, também considerando boa a organização e a estrutura oferecida aos candidatos.

Bianca Funes, de Curitiba, concorrente para Cirurgia Geral, tem o mesmo entendimento sobre a organização e, a respeito da prova, destacou que, em 2025, quando também participou, a prova já permitiu mais raciocínio aos candidatos para suas respostas, o que considera um fator positivo.

A forma de elaboração das perguntas neste ano foi elogiada por Lavínia Prunzel, que mora em São Paulo e busca vaga em Ginecologia. “A prova foi densa, mas, como me preparei, não achei difícil de responder. Foram questões justas”, ponderou. Para ela, que concorre pelo terceiro ano, é um dos certames mais organizados.
“Não é uma prova fácil, mas é muito bem feita, dentro do que estava previsto no edital”, disse Laura Aplevicz, que veio de Campo Mourão, na região Centro-Oeste do Paraná, e quer a área de Clínica Médica. “A organização também é muito boa. Não tenho nenhuma reclamação”, acrescentou.

Por também ter se preparado, realizando provas-teste, Maria Eugênia Dachery, da cidade de Umuarama, considerou a prova mais tranquila do que no ano passado, com abrangência boa das questões e estrutura melhor. Ela quer se especializar em Anestesiologia e avaliou positivamente a organização do exame, assim como Leonardo Basseto de Almeida, de Londrina, igualmente buscando Anestesiologia.

Considerou bem organizado o exame, da mesma forma, a médica Maria Edwiges Oliveira, que veio do Ceará para Curitiba e se candidatou para Emergência. “A parte de Clínica Médica foi difícil e as outras, equilibradas”, afirmou. Outros candidatos foram ouvidos e também fizeram sugestões, que serão direcionadas à coordenação.

Resultado

O resultado, conforme previsto em edital, será divulgado até o dia 26 de novembro, encerrando a primeira fase do Programa de Residência Médica 2026. A segunda fase, composta de análise de currículo e/ou prova prática, ficará sob a responsabilidade exclusiva das Coremes participantes, e de acordo com as normativas da Comissão Nacional de Residência Médica.