“Publicidade médica nas redes sociais e seus paradigmas” foi o tema do quinto módulo do programa “A Carreira de Um Médico”, realizado pela Associação Médica do Paraná na noite desta segunda-feira (11). O convidado para falar sobre esse assunto, sob a ótica da nova Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), foi o Dr. Afrânio Bernardes, cirurgião plástico e advogado, que, por dez anos, foi conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e coordenou por cinco anos, de 2018 a 2023, a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) da autarquia. É preceptor em medicina na Universidade Positivo e membro da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do CFM.

Com grande conhecimento sobre a Resolução 2336/23, que dispõe sobre publicidade e propaganda médicas, em vigor desde março de 2024, o Dr. Afrânio lembrou a mudança no cenário relacionado às redes sociais nos últimos cinco anos. A norma do CFM modernizou a anterior e estabeleceu novas condutas e critérios sobre a forma como o profissional médico pode divulgar seu trabalho. Na palestra, ele mostrou pontos importantes do novo dispositivo legal, informando sobre identificação nas redes, postagens e repostagens, permissões, questões relacionadas a entrevistas, assim como as proibições, deveres e direitos.

Um dos exemplos citados pelo Dr. Afrânio diz respeito a imagens de pacientes, que eram expressamente vetadas pela resolução anterior e agora são autorizadas. Porém, elas devem obedecer a critérios, como estarem relacionadas à especialidade registrada do médico e acompanhadas de texto educativo contendo as indicações terapêuticas e fatores que possam influenciar negativamente o resultado. A nova resolução também possibilita a divulgação de preços de consultas, realização de campanhas promocionais, investimentos em ramos da medicina, desde que declarados conflitos de interesse, e publicação de condições precárias do local de atendimento, sem ofender, entre outras permissões.

O Dr. Afrânio pontuou que a ciência médica trata da integridade física de seres humanos. Portanto, o profissional deve ficar muito atento em relação à boa publicidade e à má publicidade.

O programa e próximo módulo

Criado com o objetivo de oferecer aos médicos, nas mais diversas fases da profissão, o desenvolvimento de competências em liderança, gestão e carreira, o programa foi lançado no mês de junho e é gratuito aos médicos nas mais diversas fases da profissão. É inclusivo, lembra o presidente da AMP, Dr. José Fernando Macedo, para apoiar o médico que deseja crescer de forma consistente, sem abrir mão da ética e do compromisso com a saúde.

O tema abordado neste último módulo foi uma continuidade dos assuntos tratados nos dois módulos anteriores, que foram “Marketing e imagem pessoal” e “Comunicação e redes sociais”, ministrados pelo mentor estratégico e especialista em marketing Reinaldo Martinazzo, que contextualizou a comunicação de marketing, com ênfase à presença nas mídias sociais. “Entenda o que é metacompetência médica - O que você não aprende na faculdade e é vital para uma boa carreira” e “Planejamento e gestão” foram os demais já realizados, com palestras do Dr. Eugenio Mussak, especialista em saúde corporativa e desenvolvimento de recursos humanos.

O próximo módulo será realizado no dia 25 de agosto.

Confira as datas programadas até o final do ano:
  • 25/08
  • 15/09
  • 29/09
  • 13/10
  • 27/10
  • 10/11
  • 24/11
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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